(M)BAKE
THE WORLD A BETTER PLACE
Notificação Legal
{DATA PROTECTION DECLARATION}
CONTACT

 

 

 

 

 

 

Alcançar a Educação Primária Universal

 

Meta 2.A: Garantir, que até 2015, todas as crianças, de ambos os sexos tenham a oportunidade de completar um plano de estudos de escolaridade primária completo

 

O ingrediente principal 

 

O 2º Objetivo de Desenvolvimento do Milénio é a atração da nossa “cozinha ODM”. Até 2015, todos os rapazes e meninas devem ter a mesma oportunidade de frequentar todos os dias a escola primária. Os níveis de literacia estão pela primeira vez a subir à escala mundial. 

 

E como estamos?

A educação proporciona as oportunidades e as ferramentas necessárias para garantir oportunidades sociais e económicas para todas e todos. De facto, a educação é o pilar do Desenvolvimento Humano. Hoje, aproximadamente 70 milhões de crianças não frequentam a escola e mais de metade são meninas. Isto significa que viram negado o seu direito à educação, um direito humano básico.

As boas notícias são que os níveis de literacia estão a aumentar e pela primeira vez a África subsariana não ficará para trás, pelo contrário, é nesta região que se verificam os melhores indicadores deste objetivo. Em 2011, 16 países africanos (dos 36 que têm dados) atingiram níveis de escolaridade primária na ordem dos 90%. Argélia, Burundi, Egipto, Madagáscar, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Tanzânia, Tunísia, Uganda e Zâmbia já atingiram as percentagens mínimas exigidas pelo Objetivo. Mas os números negativos permanecem alarmantes no Djibuti e na Eritreia, com a taxa de crianças que frequentam a escola primária, inferiores a 50%.

Monitor do ODM  2

 

O que dizer aos Jovens Urbanos Ativos sobre o ODM 2?

A educação primária universal para todas e todos pode parecer estar a anos-luz do nosso público – Jovens Urbanos Ativos. No entanto, os JUA que trabalham como conselheiros políticos ou como agentes media podem contribuir para este objetivo colocando-o, por exemplo, na agenda política. Nestes cargos podem atuar como promotores da educação primária universal.