(M)BAKE
THE WORLD A BETTER PLACE
Notificação Legal
{DATA PROTECTION DECLARATION}
CONTACT

   

Desenvolver uma Parceria Global para o Desenvolvimento

 

Meta 8.A: Desenvolver um comércio e sistema financeiro aberto, baseado em regras, previsível e não discriminatório. 

 

Meta 8.B: Atender às necessidades especiais dos Países em Desenvolvimento

 

Meta 8.C: Atender às necessidades especiais dos Países em Desenvolvimento interiores e aos pequenos Estados insulares.

 

Meta 8.D: Tratar de forma integrada do problema da dívida dos Países em Desenvolvimento.

 

Meta 8.E: Fornecer acesso aos medicamentos essenciais a preços acessíveis nos Países em Desenvolvimento, em cooperação com as empresas farmacêuticas

 

Meta 8.F: Tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, em especial da informação e da comunicação, em colaboração com o setor privado.

 

 

O ingrediente principal

A estrutura da nossa cozinha está intrinsecamente ligada à capacidade de desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento. Podemos cozinhar utilizando produtos de comércio justo, o que conduzirá a um modelo de desenvolvimento comercial e financeiro aberto, com regras, previsível e não discriminatório. Um sistema global justo pode-nos levar a cozinhar um acordo compreensível sobre o problema da dívida dos países em desenvolvimento. Podemos partilhar oportunidades para todos cozinharem para um mundo melhor aumentada a eficácia e eficiência da Ajuda Pública ao Desenvolvimento e podemos festejar com o resto do mundo garantindo que os benefícios das novas tecnologias de informação e comunicação são acessíveis a todas e todos!

 

E como estamos?

A recente crise financeira e económica teve um terrível impacto no quotidiano de milhões de pessoas. Existe ainda muito a fazer na promoção de um sistema financeiro que permita aos países pobres acederem aos mercados. A Ajuda Pública aos países em desenvolvimento atingiu um valor alto, mas estamos muito longe dos níveis de ajuda que nos comprometemos internacionalmente, e o peso da dívida é ainda um fardo demasiado pesado para os países em desenvolvimento. Apenas uma reforma do sistema comercial, financeiro e económico pode permitir uma melhoria significativa na arquitetura financeira mundial.

Em matéria tecnológica, existe ainda um fosso entre Países Desenvolvidos e Países em Desenvolvimento. As interligações mundiais aumentam diariamente através dos telemóveis e comunicações de alta velocidade, contudo muitas das pessoas que vivem em meio rural ainda não usufruem dos benefícios das TIC ou simplesmente não têm dinheiro para os adquirir os equipamentos tecnológicos. As novas tecnologias podem ser colocadas ao serviço das estratégias de redução de pobreza

No campo da medicina é visível o fosso entre o acesso a medicamentos, quer no setor privado quer no setor público, bem como na variação dos preços dos medicamentos que os tornam praticamente inacessíveis aos pobres. Para aumentar o acesso a medicamentos acessíveis é necessário reforçar as parcerias com as companhias farmacêuticas.

Monitor ODM 8

 

O que dizer aos Jovens Urbanos Ativos sobre este ODM?

 

 

As relações entre o Norte e o Sul global não estão apenas nas mãos dos líderes políticos. De facto, os JUA, tal como todos os outros públicos, podem contribuir para tornar esta uma relação mais justa. Isto é particularmente verdade nos padrões de consumo, onde os JUA ditam as tendências. Muitas vezes, eles são os primeiros a testar um novo produto e outros grupos da sociedade seguem o seu exemplo.

Podemos motivar os JUA a comprarem produtos de comércio justo, produtos sustentáveis e produtos que possuam uma certificação social. Assim os JUA podem contribuir para o aumento da procura de produtos que garantam o respeito pelas regras do trabalho decente e que contribuam para uma melhora das condições de vida dos produtores do Sul Global.

Tentámos promover as compras sustentáveis junto dos JUA recorrendo a ações educativas originais, como a distribuição de pulseiras de comércio justo em discotecas e bares , promovendo a visualização de um filme sobre Comércio Justo  e oferecendo guardanapos sobre Comércio Justo nas cafetarias e refeitórios.