(M)BAKE
THE WORLD A BETTER PLACE
Notificação Legal
{DATA PROTECTION DECLARATION}
CONTACT

Um cheirinho...de Aprendizagem Casual

 

Trabalha enquanto ONGD em Educação para o Desenvolvimento? Quer informar e mobilizar o maior número de pessoas possível? Quer entrar em contacto com aqueles segmentos da sociedade aos quais ainda não consegue chegar? Então, a aprendizagem casual pode ser uma forma de entrar em contacto com estes novos grupos. Vamos ver o que podemos fazer…

 

Nós queremos abordar as pessoas que estão fora do nosso alcance, como por exemplo os Jovens Urbanos Ativos (JUA), com ações educativas sobre temas globais e Desenvolvimento. O único problema é: eles não irão participar nos nossos eventos como festivais de música, noites de leitura, e debates porque ou não têm tempo ou não consideram muito apelativo o tipo normal de atividades de ONGD. O que fazer? É muito simples: se eles não vêm até nós, então precisamos de ir ao seu encontro! Mas como fazer isto?

 

Uma abordagem muito eficaz é a Aprendizagem Casual.

 

A Aprendizagem Casual significa aprender em locais frequentados no dia-a-dia dos grupos alvo. Também significa uma aprendizagem rápida pelo caminho com mensagens curtas e repetidas. Isto é bastante parecido com o que a publicidade tem vindo a fazer durante muitas décadas das nossas vidas mas que ainda não foi utilizado pelas ONGD para promover os temas globais do Desenvolvimento. 

 

© SXC - Photo by Sebastian Stefanov

 

Usámos a Aprendizagem Causal porque sabíamos que o nosso grupo alvo, os Jovens Urbanos Ativos, não têm muito tempo para gastar nas suas vidas e até ao momento não participam nos eventos das ONGD. Assim, os dois problemas ficam resolvidos se as ONGD usarem a Aprendizagem Casual: mudamos a informação para perto do grupo-alvo em vez de esperar que estes cheguem até nós, e adaptamos as nossas mensagens de forma curta e interessante para obter a máxima atenção dos JUA.

 

Curioso acerca da Aprendizagem Casual?

Descubra mais sobre como promover ações de Educação para o Desenvolvimento pouco dispendiosas, eficazes e inovadoras com o método da Aprendizagem Casual.