(M)BAKE
THE WORLD A BETTER PLACE
Notificação Legal
{DATA PROTECTION DECLARATION}
CONTACT

Reduzir a Mortalidade Infantil.

 

Meta 4.A: Reduzir em dois terços, entre 1990 e 2015, a taxa de mortalidade das crianças com menos de 5 anos

 

O ingrediente principal

As crianças são essenciais para o sucesso da “nossa cozinha”, e a vacinação é o ingrediente principal para que todas as crianças possam celebrar o seu quinto aniversário.

 

E como estamos?

O número de crianças que morre antes de completar o seu quinto aniversário desceu de 12.4 milhões em 1990 para 8,1 milhões em 2009.

Entre 2000 e 2008, a combinação de uma melhor cobertura geográfica da vacinação e da oportunidade para uma segunda dose de imunização levou a uma queda de 78% em mortes por sarampo no mundo. Mas os números são ainda alarmantes: por dia morrem aproximadamente 22.000 crianças. 1 em cada 14 crianças, nos países em desenvolvimento, morre antes dos 5 anos de idade. Já nos países desenvolvidos morre 1 em cada 147 crianças. Esta disparidade de números reflete as condições de maior vulnerabilidade a que as crianças nos países em desenvolvimento estão sujeitas.

As mais recentes pesquisas mostram-nos que metade dessas mortes era evitável se recorrêssemos a vacinas, antibióticos, suplementos alimentares, redes pesticidas, melhoramento de práticas de aleitamento e melhoria dos cuidados familiares. A redução da taxa de mortalidade infantil pode ser reduzida com: melhor nutrição para as crianças e mães; investir e melhorar os cuidados de saúde reprodutiva e fomentar o investimento nas infraestruturas. Para tal é necessário implementar uma verdadeira parceria entre governos, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado.

 

 Monitor do ODM  4