(M)BAKE
THE WORLD A BETTER PLACE
Notificação Legal
{DATA PROTECTION DECLARATION}
CONTACT

Melhorar a Saúde Materna

 

Meta 5.A: Reduzir em três quartos a taxa de mortalidade infantil

 

Meta 5.B: Alcançar o acesso universal a serviços de saúde reprodutiva

 

O ingrediente principal 

Ao cozinhar para um mundo melhor, um dos primeiros passos é a redução para três-quartos da taxa de mortalidade materna, de forma a alcançar, até 2012, o acesso universal a serviços de saúde reprodutivos. Cuidados pré-natal para todas!

 

E como estamos?

Apesar dos progressos, em muitas regiões, a gravidez continua a ser um dos maiores riscos para as mulheres. A grande maioria das mortes resultantes de complicações na gravidez é evitável. Para melhorar esta receita só temos de escolher os ingredientes certos:

- Educar meninas e rapazes

- Reduzir a gravidez entre as adolescentes

- Empoderar as mulheres para escolherem a sua família e para aumentarem o intervalo entre uma gravidez e outra

- Aumentar a nutrição maternal

- Garantir o atendimento por parteiras profissionais e melhorar o acesso aos serviços de urgência antes do parto e no pós-parto.

O investimento na saúde materna é uma estratégia duplamente vitoriosa. Este investimento aumentará o número de mulheres a produzir e como tal a contribuir ativamente para o bem- estar do setor económico das suas comunidades e do seu País. De facto, uma gravidez negligenciada e complicações resultantes da gravidez minam a capacidade das mulheres de apoiarem as suas famílias. Em 2010, cerca de 56 mil mulheres morreram, na Índia, de complicações relacionadas com a gravidez, e mais de 40 mil faleceram no Nigéria.

Monitor do ODM 5

 

O que dizer aos Jovens Urbanos Ativos sobre este ODM?

 

Para promover este objetivo direcionamos a nossa atenção às grávidas Jovens Urbanas Ativas, com informação sobre a situação global de saúde das mulheres durante a gravidez e sobre os seus direitos laborais. Preparámos e distribuímos calendários de gravidez e cartões-de-visita de ginecologistas. Procurámos deste modo, aumentar o conhecimento das JUA sobre este objetivo e que se identificassem com a causa o máximo possível.